top of page

Portugal & Visto Golden. Tudo que você precisa saber!

Updated: May 30, 2020



O Visto Golden, igualmente, conhecido com Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) foi criado pelo governo Português em 2012. A finalidade do Visto Golden é atrair investidores estrangeiros interessados em investir em Portugal. O Visto Golden possibilita ao investidor e aos seus familiares morar em Portugal, circular pelo espaço Schengen, sem necessidade de visto e, eventualmente, adquirir a nacionalidade portuguesa.


Existem diversas opções para os investidores que desejam aplicar para o Visto Golden, tais como Investimentos Imobiliários no valor igual ou superior a 500.000€; Investimentos de Capitais num valor igual ou superior a 1.000.000€; criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho em Portugal entre outras possibilidades.


Quem está apto a requerer o Visto Golden?

Investidores de qualquer parte do mundo podem requerer o Visto Golden desde que reúnam os requisitos necessários para a concessão do Visto e que não tenham restrição dentro do espaço Shenguen e que, igualmente, não tenham antecedentes criminais.


A maioria esmagadora dos investidores prefere a opção de investimento em propriedades imobiliárias. O investimento pode ser feito em propriedade residencial, comercial, entre outros. É possível, inclusive, acumular diferentes tipos de propriedades, por exemplo, propriedade comercial e residencial, desde que a soma dos dois investimentos resulte no total de um mínimo de 500.000 euros.


Período mínimo de permanência em Portugal

Uma das vantagens do Visto Golden é que o investidor não é "obrigado" a mudar do seu país para manter a Autorização de Residência em Portugal. O investidor precisa apenas permanecer em Portugal por um período mínimo obrigatório não inferior a 7 (sete) dias, no primeiro ano, e não inferior a 14 (quatorze) dias, nos anos subsequentes. Esta é uma excelente opção para aqueles que desejam investir e usufruir dos benefícios de "residir", em Portugal, sem ter que sair do seu país.


Posso levar a família?

Sim, este é outro benefício do Visto Golden. Os investidores e a suas respectivas famílias podem se beneficiar do reagrupamento familiar. O reagrupamento aplica-se ao núcleo familiar que, em geral, é composto pelo cônjuge, filhos menores e ascendentes. Após o reagrupamento familiar, os dependentes do titular do Visto Golden poderão estudar, trabalhar e empreender em Portugal.


É possível "adquirir" a nacionalidade portuguesa através do Visto Golden?

Sim. Esta é uma ótima escolha para aqueles que desejam obter a nacionalidade portuguesa, uma vez que, após 5 (cinco anos) do investimento, em Portugal, e cumpridos os requisitos exigidos na Lei da Nacionalidade, é possível solicitar a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização.


Veja, abaixo, o mapa cumulativo no qual demonstra os valores investidos e números de Golden Visa aprovados, desde a criação do Visa Golden, em 2012 até 2020. https://www.sef.pt/pt/Documents/ARI%20CUMULATIVO_2012-FEV2020.pdf


Aproveite para visitar o site da CBN Recife no qual tivemos a honra de colaborar com o tema. Clique aqui


Eu sou Ingls Aguiar advogada de imigração Brasil e Portugal & Consultora Jurídica em Nova Iorque. Com escritórios localizados em Nova Iorque e Lisboa. Para informações adicionais, contate-nos pelo e-mail contact@aguiarlawfirm.org, pelo telefone + 1 (212) 541-2405 ​ou pelo site http://https://www.aguiarlawfirm.org/


Isenção de responsabilidade: "As informações contidas neste artigo são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.”

540 views0 comments

Comments


bottom of page